Tudo que precisa saber antes de levar o seu carro à IPO

Para alguns condutores levar o carro à Inspecção Periódica Obrigatória chega a ser um momento de algum stress e as dúvidas começam logo a surgir antes de lá chegar. Será que passa? Quanto irá custar? E se chumbar?

 
Se tiver alguns cuidados e efectuar a manutenção com regularidade o mais certo é que a sua viatura seja aprovada.


O que é importante verificar antes da IPO?

Antes de levar o carro à IPO, deve fazer uma pequena análise do estado do seu carro e se verificar alguma fuga de fluidos, pneus com desgaste e/ou forma irregular ou luzes fundidas o melhor mesmo é passar por uma oficina primeiro antes de se deslocar ao centro de inspecções.


O que precisa levar para a IPO?

Não se esqueça que para a Inspecção Periódica Obrigatória tem de levar a documentação necessária: Documento único automóvel ou livrete (no caso das viaturas mais antigas); Documento da última inspecção e o seguro automóvel, pois é aqui que o inspector identifica/verifica o veículo.


O que é visto durante a IPO?

Depois da verificação dos documentos é feita uma vistoria detalhada de todo o sistema de iluminação e visibilidade, o sistema de suspensão, o sistema de travagem, é verificado também o alinhamento da direcção e a emissão de gases do motor. Tudo é visto ao pormenor.



O que fazer se o carro reprovar na IPO?

Se o carro reprovar, tem de proceder à reparação o quanto antes, pois tem até 30 dias para voltar a realizar uma nova inspecção, se não cumprir o prazo vai ficar impedido de circular com a viatura.


Quanto custa a IPO?

Quantos às tarifas é o Governo que actualiza os valores, para o ano de 2019, o governo decretou o valor de 31,43€ para os veículos ligeiros e o valor de 47,02€ para os veículos pesados.


Se no fim estiver tudo de acordo com os parâmetros exigidos, então o condutor não terá de se preocupar, caso contrário, se for detectada alguma anomalia deve regularizar a situação e voltar novamente ao centro de inspecção para obter o tão aguardado documento de cor verde.

A Inspecção Periódica Obrigatória foi criada com o intuito de garantir a segurança das viaturas e o seu correcto funcionamento, por isso, já sabe que o melhor que tem a fazer é prevenir e fazer pequenas revisões com alguma periodicidade para não correr riscos nem ter valores acrescidos quando fizer a Inspecção Periódica Obrigatória.




Veja aqui uma amostra dos mais de 4.000 carros usados que a Europcar 2ndMove tem para venda!

back

A Sua pesquisa foi salva na Sua conta pessoal.

Ver "As Minhas Pesquisas Salvas"

OK

Por favor faça Login para gravar a Sua pesquisa

Ver o "Meu 2ndMove"

OK

Por favor faça login para reservar o veículo.

Ver o "Meu 2ndMove"

Por favor faça login para comprar o veículo.

Ver o "Meu 2ndMove"

OK