Afinal é melhor utilizar o Google Maps, o Waze ou o GPS do carro?

Afinal é melhor utilizar o Google Maps, o Waze ou o GPS do carro? A dúvida é comum para a maioria dos utilizadores, mas qual será a melhor opção de navegação automóvel? Os populares aplicativos Google Maps ou Waze ou o sistema integrado do próprio carro?

 

O Waze

A principal vantagem do Waze é a interação dos seus utilizadores, conhecidos como Wazeres, que durante um percurso, recebem alertas de trânsito, o tempo de deslocação é atualizado e podem mesmo mudar de rota durante a viagem, evitando assim ficar as filas intermináveis de trânsito.

Durante a sua viagem pode ir reportando as ocorrências à comunidade Waze, quer seja um acidente na estrada, um perigo na berma, preços de combustíveis ou até mesmo a localização de polícia e eventuais operações “Stop”.

Se por ventura se envolver num acidente, pode pedir auxílio à comunidade Waze e receberá indicações, ou de quem estiver mais próximo ou de quem conhece a área onde se encontra.

 

O Google Maps

Por sua vez o Google Maps oferece mapas e funcionalidades bem mais complexas, com informações mais detalhadas sobre a localização, com os respetivos serviços, lojas e restauração disponíveis. Se quiser procurar pelo nosso stand do Porto, por exemplo, basta pesquisar “2ndMove Porto” que o Google Maps encontrará mais facilmente do que o Waze.

Actualmente, o Google Maps dispõe de mapas alternativos para chegar ao local desejado, permitindo estipular o tempo da viagem com os diversos tipos de deslocação, seja a pé, de carro, de transportes públicos ou  veículos de transporte privado (TVDE).

Outra boa característica do Google Maps é que nesta aplicação é possível consultar o horário dos transportes públicos. Quanto aos veículos de transporte privado (TVDE), existe a possibilidade de comparar os preços aproximados de um determinado trajecto.

Como o Google Maps pode descarregar os mapas e usar a aplicação offline, com o Waze não é possível uma vez que a aplicação requer uma constante interacção por parte dos Wazers.

Embora que ainda não seja possível a interação por parte dos utilizadores, podendo acrescentar informações em direto, está previsto que em breve, o Google Maps passe a ter esta e outras funcionalidades.

 

O GPS integrado do carro

As principais vantagens do sistema de navegação integrado de um carro são sensores que indicam a distância percorrida, a velocidade instantânea, a aceleração ou a direção das rodas. Comparado com os aplicativos, o GPS integrado é mais preciso na navegação quando o sinal é fraco ou até inexistente – o que fica ainda mais claro ao entrar num túnel. Quando perdem o sinal, a maioria dos GPS e aplicações estimam que o carro mantém a velocidade, mas se entretanto o carro enfrentar trânsito ou parar por qualquer motivo, apenas o GPS do carro indica o posicionamento correto, porque sabe que está parado ou a circular a uma velocidade reduzida.

Outra grande vantagem do GPS integrado é que o sistema não depende do telemóvel e portanto não é afetado caso o telemóvel receba uma chamada ou fique sem bateria. Além disso, é muito mais fácil e seguro ver o mapa no ecrã central do carro do que no ecrã do telemóvel – mesmo que este tenha um suporte.

 

 

A escolha não é fácil, pois cada condutor deve saber qual o dispositivo que melhor se adequa às suas necessidades diárias. Mesmo assim, lembramos da importância de manter a concentração no trânsito e não no telemóvel.

Para os que preferem o sistema integrado do carro, a Europcar 2ndMove possui várias opções de carros usados com GPS! Para os que preferem um dos aplicativos, quase todos os carros usados que temos à venda tem o sistema Bluetooth, que permitirá ouvir os comandos de voz do aplicativo no sistema de som do próprio carro.

 

Veja aqui uma amostra dos mais de 4 mil carros usados que temos para venda!

back

A Sua pesquisa foi salva na Sua conta pessoal.

Ver "As Minhas Pesquisas Salvas"

OK

Por favor faça Login para gravar a Sua pesquisa

Ver o "Meu 2ndMove"

OK

Por favor faça login para reservar o veículo.

Ver o "Meu 2ndMove"

Por favor faça login para comprar o veículo.

Ver o "Meu 2ndMove"

OK